sábado, 23 de junho de 2018

EcologicaMente | Como ter um dia ECOLÓGICO?



Olá a todos!!! Antes de mais queríamos agradecer à Carolina pelo convite e por ter dado a mão a uma causa como esta já que este planeta é só um e é a casa de cada um de nós!

Somos a Marta e a Sofia e representamos o EcologicaMente. A faculdade cruzou os nossos caminhos há 3 anos e nasceu a nossa amizade. A pouco e pouco fomos conversando sobre temas que nos diziam muito às duas, até que houve um dia em que comentámos o quanto a poluição e a falta de preocupação de grande parte das pessoas estava a deixar um futuro terrível para as gerações que aí vêm, incluindo a dos nossos filhos… Apercebemo-nos que a maioria dos estudantes não fazia a reciclagem quando essa já será a última coisa que podemos fazer na lista dos 5R’s. Já com um estilo de vida diferente, mais minimalista e “zero waste”, decidimos dar a mão ao Planeta e tentar provocar a mudança. Criámos uma página de Facebook, a cara do nosso projeto, EcologicaMente, onde partilhamos dicas de como podemos ser mais ecológicos no dia-a-dia, outros projetos com o mesmo intuito e pretendemos organizar em breve recolhas de lixo e palestras.






Aqui para o blog vamos deixar a resposta a uma pergunta que achamos que se enquadra perfeitamente no tema do mesmo: “Como posso ter um dia a dia ecológico, passando também pela roupa e maquilhagem?”

O teu dia-a-dia pode ser 100% ecológico sem teres que mudar quase nada daquilo que gostas de fazer! A realidade é que infelizmente vivemos uma vida comodista e em que nos habituámos a comprar e a consumir sem pensar. A mudança começa aí, quando saímos da zona de conforto e criamos um bem-estar que supera tudo isso.

Então, antes de saíres de casa há sempre um conjunto de coisas que deves levar na tua carteira ou mochila:
 - Garrafa de água reutilizável;
 - 2 ou 3 sacos (preferencialmente de pano ou de material mais amigo do ambiente) para o caso de ires as compras e não teres que usar novos;
 - Saco de pano para o pão;
 - 1 conjunto de talheres e guardanapo de pano. Infelizmente, somos confrontados muitas vezes com talheres e guardanapos descartáveis e assim diminuímos a nossa pegada ecológica.

Quando fores a algum evento, onde sabes que há possibilidade de as bebidas serem servidas em copos descartáveis, deves fazer-te acompanhar também de um copo reutilizável, vê os da KeepCup, por exemplo.


Quando vais fazer compras mais planeadas, como as compras semanais ou mensais, deves optar por levar recipientes como a caixa do fiambre/queijo para que compres sem utilizar as embalagens. Deves também tentar comprar a granel, com frascos de vidro e/ou levando os teus sacos (rede, pano, etc.) para frutas/leguminosas. Ah e por falar em frascos de vidro, todos sabemos que há coisas como por exemplo o feijão, que podemos comprar em lata ou no frasco de vidro, devendo optar sempre pelo frasco de vidro, que é reutilizável para outras coisas, e quando a vida útil chega ao fim é 100% reciclável.




Relativamente à moda e maquilhagem, também é muito fácil ser-se ecológico. E a verdade é que ser ecológico é também ser nosso amigo pois, infelizmente, os cosméticos acabam por ter muitas substâncias que não são nada boas para o nosso organismo e hoje já há imensos produtos naturais, “zero waste” e “cruelty-free”. Então deves seguir estas dicas:

- Compra roupa/calçado/acessórios unicamente quando te for necessário. Sabemos que com o verão à porta há sempre peças super giras e coloridas, muitas vezes ridiculamente baratas, mas temos que pensar! Será que preciso mesmo disto? E porque razão é assim tão barato? A moda infelizmente é um campo humanamente e ambientalmente inúmeras vezes incorreto, pelo que devemos repensar as nossas escolhas. Opta por marcas que respeitem o planeta e as pessoas como um só, preferencialmente as nacionais;

- Compra em segunda mão! A verdade é que são imensas as peças que há em segunda mão em ótimo estado e podem vir a ter um segundo dono, evitando novos recursos;

- Quanto à maquilhagem, escolhe marcas que não testem em animais, dando preferência a produtos naturais e vegan. As marcas que não testam em animais vêm normalmente com um selo “cruelty-free”, procura-o.

- Na tua rotina diária podes também optar por usar produtos sem embalagem ou de embalagem reutilizável ou compostável. Se reparares bem, a maioria dos nossos cosméticos vêm em plástico… este inimigo. Felizmente hoje já há marcas que têm uma preocupação ambiental e os seus produtos são livres de embalagens, como champôs sólidos, desodorantes, pasta de dentes, etc. É só ganhar o “vício”. Vê algumas marcas como a Saponina, Zao, Biork ou a Lush.



E pronto, ficam aqui as nossas dicas, que esperemos que apliques. Visita a nossa página de Facebook (https://www.facebook.com/aminhaMenteEcologica) e ajuda-nos a tornar este planeta um sítio melhor.

Um grande beijinho e enorme obrigada ecológico 💚

Marta & Sofia, EcologicaMente

10 comentários:

  1. Ótimo post! Deixei o meu gosto na página ;) !
    A conservação da Natureza e das espécies são dos assuntos que mais me preocupam, é realmente muito importante apostar na consciencialização da população, que infelizmente continua muito afastada deste tópico...

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  2. obrigada pelo comentário <3
    esta publicação está incrível! é ótimo falarmos sobre estes assuntos :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Já estou seguindo o blog e curtir a pagina, adorei a ideia de vocês, muitas coisas eu não sabia..
    beijos linda!:*

    https://blogflordooriente.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Adorei as dicas que deste. De facto, temos mesmo de diminuir a nossa pegada ecológica. Gostei imenso do post! Beijinhos

    www.dezoito.pt

    ResponderEliminar
  5. Excelente post, amei as dicas :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Isso é tão importante para ser falado. Parabéns pelo seu post!

    Um beijo,
    espelho do Reino <3

    ResponderEliminar
  7. Publicação 5 estrelas, raramente se vê pessoas a fazer post sobre estes temas. Eu já tenho andado a mudar algumas coisas acerca deste tema ;)

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
  8. Que óptimo post! Tenho de começar a implementar estas dicas :D

    Beijinhos,
    Yellow Rain

    ResponderEliminar
  9. It is extremely useful and interesting and is looking forward to reading more about your work.
    hotmail login

    ResponderEliminar
  10. Satisfactory put up, Very exciting. I personally sense your internet site subject matter could be very unique and reliable for readers. we're anticipating new extra informative articles for increasing knowledge.

    ResponderEliminar