sábado, 3 de novembro de 2018

PhotoJourney | Lamego


Hallo Maiazitas (e itos)!!! Tudo bem?!

Durante as minhas férias de verão tive a oportunidade de visitar vários locais portugueses pela primeira vez e, como sabem, eu venho sempre contar-vos tudinho acerca das minhas viagens! Ora, enquanto estava de férias na terrinha dos meus avós maternos com os meus pais combinámos ir passar um dia a Viseu, porém os planos acabaram por ser mudados e, no fim, decidimos rumar em direção a Lamego para ver o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, sendo que depois seguimos até à casa de uma amiga da minha mãe para passarmos o restante dia.







O dia começou, relativamente, cedo, pois ainda saímos de uma aldeia pertencente ao concelho da Mêda e, para além disso, sabíamos que iria ser um dia bem quente, logo a melhor opção seria fazermos as viagens de carro enquanto ainda não estivesse muito calor, pois o nosso carro tem o ar condicionado avariado. 

Penso que chegámos a Lamego por volta das 11h da manhã e reparei logo que estava a haver uma feira daquelas municipais com feirantes mesmo em frente à escadaria que tínhamos para enfrentar ahah Embora estivesse a decorrer a feira, conseguimos arranjar um lugar não pago rapidamente, o que é sempre um ponto a favor, pois todos sabemos como é chato estar a perder tempo de visita em busca de um cantinho para o carrinho. Eu até me considero uma pessoa que encontra lugares facilmente, porém às vezes é um pouco complicado comunicar ao condutor. Ainda na passada semana, estava com o Miguel no shopping e eu só estava 'olha ali um a sair' e ele não cortava, até que percebi que o tinha de avisar mal visse alguém a andar para que ele me cortasse e parasse a tempo do lugar!





Mal saímos do carro fomos logo diretinhos às escadas, pois sabíamos que o caminho ainda era um pouquinho longo até lá acima ahah. Enquanto ia subindo, aproveitava para observar as árvores verdes que rodeiam toda esta zona dando-lhe uma beleza ainda superior e, também, para observar como eram os arredores de Lamego com alguns montes a verem-se ao fundo. Uma coisa muito interessante que vi aquando da subida, foi uma rapariga que aparentava ser estrangeira (estava a falar em inglês) a gravar toda a sua jornada nesta escadaria até ao topo, mesmo ao estilo das vloggers ahah.

À medida que subimos observamos vários pontos com água, sejam pequenos lagos ou fontes, imensas esculturas das mais variadas formas e, ainda, muitos azulejos relativos à vida cristã. Depois de uma pesquisa rápida descobrimos que a escadaria para o santuário tem 9 lances, com um total de 686 degraus, até parece pouco quando subimos devagar, mas a imponência é bem marcada quando vimos tudo de baixo! Ah e as tais árvores que nos rodeavam e davam alguma sombra fazem parte do Parque de Santo Estevão.






Também entrámos dentro do santuário, mas raramente fotografo capelas e igrejas por dentro, pois não gosto de incomodar as pessoas que estão a rezar. Posso, no entanto, dizer-vos que eram os tons azuis, brancos e (suponho eu) a talha dourada que davam uma beleza incrível àquele lugar. Seguimos por um portinha até uma espécie de hall onde se encontravam quadros das pessoas que tinham contribuído para a construção do santuário.

Acabámos por almoçar em Lamego num dos restaurantes que existiam no início da escadaria após descermos até à base novamente, onde nos deixaram ter a nossa cadelita conosco aquando da refeição na esplanada bem como os animais de outros clientes. Refeição feita e fomos conhecer a terrinha da amiga da minha mãe e, ainda, São Pedro do Sul, porém acabei por não tirar fotos suficientes nem conhecer que chegue para vos trazer um post dedicado aos locais, mas podem sempre acompanhar-me pelo Instagram (@carolinalexmaia) para verem essas fotozinhas!

Já tinham visitado o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios?! Alguma das pessoas que me lê é desta zona!?!
Beijinhos, Maia

2 comentários:

  1. Acho que já faz bastante tempo que tive aí, mas é um lugar bastante bonito para o visitar de novo
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Nunca subi a escadaria mas já meti na minha lista que quando voltar lá irei fazê-lo. A aldeia onde costumo ficar é perto de Lamego e então passamos por lá na altura da feira e ás vezes da festa para passear e porque ás vezes costuma ter coisas interessantes.
    Adorei as fotografias, o lugar é lindo e notasse bem a beleza pelas fotografias.
    Beijinhos,

    ResponderEliminar