quarta-feira, 16 de novembro de 2022

PhotoJourney | Santiago do Cacém

 Por Carolina Maia



O que visitar em Santiago do Cacém? Estava de férias por Porto Covo e no dia da viagem de regresso a casa decidimos fazer um pequeno desvio e esta foi sem dúvida a primeira questão na minha cabeça quando pensei em visitar Santiago do Cacém durante o verão de 2022. Rapidamente descobri que o seu território vai desde praias com um vasto areal até às imponentes muralhas do seu castelo.



Onde fica Santiago do Cacém? Uma pesquisa rápida dir-te-á que este município fica no Alentejo Litoral, sendo limitado por Grândola, Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Ourique, Odemira e Sines (portanto com imensas outras localidades em seu redor para também explorar!). 

Quando e como visitar? A melhor maneira de visitar será, inevitavelmente, de carro. Tendo em conta que estava numa semana de férias pela zona, este foi o meio de deslocação que escolhi. Esta foi a primeira vez que visitei Santiago do Cacém, porém diria que para saberes qual a melhor altura para visitar para estares com atenção ao clima habitual da região em conjunto com o motivo da visita. Posto isto, para visitar a Santiago do Cacém a pé num dia diria que será preferível na Primavera, Outono (preferivelmente sem períodos longos de chuva) ou num dia mais fresco de Verão. Porém se vieres para esta região para aproveitar a zona costeira durante um período mais prolongado, o melhor serão os meses de Verão.



O que visitar em Santiago do Cacém? Neste post partilho os locais que visitei e aqueles que faziam parte do plano inicial, mas que por questões de horário não foi possível conhecer.

Honestamente, comecei por procurar um lugar de estacionamento, sendo que por entre ruas o carro ficou bem pertinho da Igreja de Santiago - Matriz de Santiago do Cacém, que não visitámos logo, pois a fome chamava mais alto.  Após almoçarmos no Mercado municipal, seguimos para dar uma volta a pé pela cidade de Santiago, tendo passado pelo Jardim Municipal, onde aproveitei para apreciar a árvore que está na foto acima, seguindo para o Museu Municipal situado mesmo em frente que aqui existe desde 1972.

Daqui seguimos pelas ruas a apreciar algumas das casas locais, em especial a que fotografei devido a estar coberta por toda esta verdura. O caminho foi feito numa subida ligeiramente acentuada (tenham isto em conta caso se desloquem a pé) até regressarmos à Igreja de Santiago que, agora assim, aproveitamos para visitar e usar o ponto alto para apreciar a vista sobre as redondezas. Mesmo aqui ao lado está o Castelo de Santiago do Cacém, que apenas observámos o exterior (no interior das muralhas é um cemitério, portanto poderá não ser o local mais acolhedor a visitar). 

Por fim, na zona central e histórica de Santiago do Cacém visitámos a Tapada dos Condes de Avillez, tenho de admitir que de toda a visita, foi o lugar que mais gostei. Entramos por esta bela porta vermelha escura, seguindo pelos caminhos bem definidos e de fácil acesso por entre de árvores e plantas até encontrarmos o challet que podem ver numa das fotos abaixo. Infelizmente não tirei nenhuma foto, mas se visitarem observem a beleza da porta do challet. Ainda dentro da tapada podem encontrar a capela das fotos acima. Por fim, seguimos em direção a uma escadas que davam a possibilidade de subir à muralha da Tapada e observar novamente a bela vista.

Dentro dos planos fazia ainda parte visitar as Ruínas Romanas de Miróbriga e o Moinho de Vento da Quintinha, porém devido à logística associada a regressar a casa neste dia, acabámos por saltar as Ruínas e apenas admirámos o moinho enquanto passávamos na estrada ao seu lado. Por último, e como estava um dia bem agradável em Setembro, rumámos em direção à Lagoa de Santo André. Aqui encontrámos um extenso areal que divide o mar da lagoa onde relaxámos um pouco sentados na areia a aproveitar os últimos raios de sol e a ouvir o som do mar.  Visitámos em Setembro durante um dia de semana e não tivemos problema em encontrar lugar, porém acredito que seja um local bem procurado durante os dias quentes de verão (tip: não se deixem enganar pelo GPS para aqui chegar).



Depois de lerem sobre estes locais a visitar em Santiago do Cacém ficaram com vontade de incluir uma visita de apenas 1 dia a esta cidade? Se conseguirem, vão logo de manhã e visitem também as ruínas ou, então, podem aproveitar para fazer um bocadinho de praia no verão na Lagoa de Santo André ou na Praia do Monte Velho. Se já visitaram estes locais, digam-me nos comentários ou pelo Instagram qual o vosso ponto preferido e/ou se perdi algum dos melhores locais atrativos da região. Se decidirem visitar, partilhem comigo as vossas aventuras!


Outros artigos em Portugal:

1 comentário:

  1. Ola.
    Bom ver-te de volta.
    Obrigado pela ideia. Fotos excelentes... e estavas muito bem vestida.

    ResponderEliminar