quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Maia's Kitchen | Beringela Recheada Com Frango


Hallo Maiazitas (e itos)!!! Tudo bem?

Agora que acho que finalmente consegui coordenar tudo o que se passa na minha vida posso tentar prometer que existirão 2 posts por semana até que novembro chegue e tenha o meu exame da cadeira que mudaram do 5° para o 4° ano, mas vou esperar que mesmo aí vos consiga manter atualizados! Btw gostava de saber se queriam ver algum post relacionado com o Halloween por aqui na onda daqueles que costumo fazer pela altura do Carnaval! Let me know, please!

Mas bem, falemos daquilo que me traz hoje até vocês - beringela recheada com frango. É verdade, decidi retomar com uma receita que costumamos fazer cá por casa para aproveitar algum restinho de carne que possa ter sobrado da refeição anterior. Aproveitar é sempre bom e, assim, não comemos exatamente o mesmo duas vezes seguidas!




Começamos por reunir todos os ingredientes que iríamos necessitar para executar a receita do ínicio ao fim. Após termos uma ideia de tudo o que queríamos usar,  o primeiro passo foi partir as beringelas do nosso querido quintal e a courgette ao meio e retirar algum do seu miolo e todas as sementes possíveis, pois caso se mantenham nos legumes irão dar uma textura um pouco estranho ao prato. As sementes colocamos de parte para ir meter no compostor e, assim aproveitar para servir de ajudinha no crescimento das próximas plantinhas do quintal e o miolo reservámos numa taça onde iríamos fazer a mistura do recheio. 

Como mencionei a carne de frango já se encontrava cozinhada, pois o jantar do dia anterior tinha sido franguinho estufado, porém se não tiverem sobras podem fazer isso do início ou simplesmente cozer o frango em água com sal. Tendo isso em conta, desfiamos o frango em pedaços mais pequeninos e, de seguida, transferimos para uma tacinha maiorzita onde já estava o miolo das beringelas.




Agora chegou o momento de cortar os pimentos em pedacinhos pequeninos. Estes meninos para além de sabor vão conferir alguma alegria ao prato devido às suas coloração. Cortei também a cebola em pedaços pequenos para colocar nesta mistura! Arranjar cebola é sempre uma tarefa complicada para mim... Se só tiver de cortar um pedacinho pequenino para uma refeição de 1 pessoa faço tudo na boa, mas a partir do momento em que tenho de cortar uma quantidade maior fico logo a choramingar dos olhos! E já experimentei imensos truques e nada funciona comigo... Têm alguma sugestão para me dar?

Em termos de especiarias, penso que só usamos tomilho e pimenta para reduzir o consumo de sal e aumentar o potencial sabor do prato. Depois de colocarmos todos estes ingredientes na taça, ainda metemos algumas azeitonas perdidas e um bocadinho de queijo ralado/cortado em pedaços pequenos! Misturamos tudo bem e seguimos para adicionar as natas aos pouquinhos enquanto mexíamos tudo de forma a que ficasse bem distribuída. 






Agora e só rechear as beringelas (nós também recheamos uma courgette) com este preparado, colocar uma azeitona no topo e algum queijinho por cima. Tentamos limpar as natas que escorregaram para a casca da beringela e depois colocamos um palito a prender a tampinha de modo a fechar. Aconselho a não excederem muito o espaço destinado ao recheio, pois como o queijo vai derreter irá ter, no início, a tendência para explodir para fora da beringela e depois não vai ser nadinha fácil de retirar do fundo a caçarola.

Como as nossas beringelas até eram pequeninas acabámos por colocar cerca de 1h no forno a 180º C, porém estes valores irão variar consoante o tamanho das vossas beringelas e a forma como o forno aquece. Basicamente, é estarem com atenção para garantir que tudo cozinhou bem e, se for preciso, deixar mais uns minutinhos no forno para não se comer tudo meio cru ahah.




Retiramos do tabuleiro após tudo bem cozinhado e servimos acompanhadas de tomatinhos cherry laranja e vermelhos (cortesia da horta da minha avó ahah) e ainda com uma mistura de batatinhas normais e doces gratinadas com o resto das natas para que não se estragassem! Tendo em conta que a casca da beringela é bem rija, eu não aconselho, de forma alguma, a comerem, pois vai ser uma tarefa muito complicada. O que eu faço é partir a peça em 4 e depois descolar o miolo da beringela da sua casca para conseguir comer um pedacinho de tudo na mesma garfada! 

O que acharam desta receita? Já tinham feito algo semelhante?  Admito que cozinho até bastantes vezes quando estou por Coimbra, porém na minha antiga casa a Cozinha não era assim muito esteticamente bonita para eu andar a tirar fotos ao processo, porém, atualmente, estou muito tentada a começar a documentar as minhas receitas em dias em que tenha mais tempo, pois a nova cozinha tem uma luz muito boa! O que me dizem?!

Beijinhos, Maia 

5 comentários:

  1. Tem bom aspecto, tenho mesmo que experimentar fazer esta receita!

    Beijinhos,
    SHADES OF A GIRL

    ResponderEliminar
  2. Parece ser bastante bom, nunca fiz nada assim
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. oi Carolina que delícia de receita! Eu faço com elas no estilo barquinha mas assim fechadinho nunca tentei, mais uma receita pra lista! Deu pra sentir que estava uma delícia! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Tenho de confessar que não morro de amores por beringela mas desta forma não me importava de experimentar, ficou com óptimo aspecto. Espero ver mais posts destes ^_^

    Beijinhos
    Carla
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  5. You have Shared a great article with some great information. Thanks
    duck life
    vex 3

    ResponderEliminar